fbpx
Buscar...
0
/\
Design e Branding Moda

Como criar uma coleção de roupas através de um tema.

Oi, manas, tudo bem? Hoje venho falar da criação de uma coleção de roupas e começo te dizendo que a forma como você vai criar a sua coleção depende muito de como você trabalha: se é com diversidade de cores, ou de estampas; se é seguindo apenas um estilo, ou não; talvez você trabalhe apenas com um tipo de peça como calças, por exemplo; ou apenas com saídas de praia. Então eu vou te dizer como eu trabalho e, quem sabe assim, pode ser uma luz para o seu processo. 

No caso da minha marca, tem muito a ver com a identidade dela, que é moda brasileira e atemporal. Mas digamos que você faz body infantil e a sua coleção se resume a estampas e cores diversas para o mesmo modelo de body. Bom, nesse caso, realmente é uma questão de pesquisa de estampas.


Na Astele, eu primeiro procuro escolher um tema, que é o meu ponto de partida e, no caso, são sempre temas relacionados à essência e identidade da marca. Partindo desse princípio, depois de selecionado esse tema, eu escolho imagens relacionadas para poder fazer o meu moodboard, que nada mais é do que o meu painel semântico. São essas imagens que vão representar o conceito visual da minha ideia. É possível fazer a seleção dessas imagens em uma pasta no Pinterest e deixar em modo privado; lá existem muitas ideias e inspirações para o tema e, falando nisso, aproveita pra me seguir por lá e acompanhar várias inspirações do mundo da moda, empreendedorismo e confecção, ou seja, tudo que você precisa para a sua marca

Exemplo de Moodboard

Algumas imagens das obras do Anish Kapoor, artista plástico indiano-britânico.

A partir disso, você pode começar a extrair formas e detalhes que podem ser usadas como modelagens: detalhes de linhas, sobreposições de tecidos, caimentos, estampas e cores. Observe tudo que pode ser usado para enriquecer e compor essa coleção. Você precisa, também, definir a cartela de cores dessa campanha e, para isso, é muito interessante você fazer uma pesquisa sobre as tendências e as cores da estação. Você pode pesquisar as cores do ano da Pantone, que é uma empresa mundialmente conhecida por um sistema de cor utilizado em uma variedade de indústrias, especialmente a indústria gráfica, além de, ocasionalmente, na indústria têxtil, de tintas e plásticos.

Prontinho. Com esse norte que eu te dei, eu tenho certeza que ficará mais fácil criar a sua coleção e, com certeza, a sua criatividade começará a fluir a partir desse processo de criação.  

Para ver mais desse assunto, veja o meu vídeo no meu canal do youtube sobre esse tema:

«

»

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *