fbpx
Buscar...
0
/\
Confecção

O que você precisa saber sobre ficha técnica

Oi manas, tudo bem? Sejam muito bem vindas ao meu blog! Meu nome é Thalita Canavieira e eu sou estilista, empreendedora da minha própria marca e formada em Design de Moda. Nasci com o desejo de empreender na veia e desde 2013 venho empreendendo pra valer! Aproveita e me segue lá no instagram @thalitacanavieira e lá eu mostro bastante sobre meu lifestyle, meu dia-a-dia como empreendedora e criadora. 

O post de hoje é sobre ficha técnica, que é um tema bem discutido pelas pessoas da área. Não necessariamente sobre a ficha em si, mas sim sobre a dificuldade que existe para quem a cria de passar sua ideia para os demais profissionais que vão assumir todo o resto do processo a partir do desenho que você criou. Por isso a ficha técnica é tão importante! 

Quanto maior for a sua empresa e o número de pessoas envolvidas no processo, mais clara e detalhada ela precisa ser. No meu caso, onde eu tenho uma confecção mais enxuta, é possível elaborar algo mais simples e é esse o exemplo que vou trazer pra vocês.

Para baixar a sua ficha clique aqui.

Na Astele sou eu quem faço o desenho e a modelagem, então não tenho essa preocupação de passar o máximo de informações para uma modelista, mas se esse for o seu caso, é primordial que você forneça o máximo de detalhes possível com o desenho técnico. Por exemplo, medidas como largura, comprimento, altura de cava, se vai revel ou não, o forro, enfim. Você precisa detalhar todas os detalhes que pretende usar porque muitas vezes somente com o desenho a outra pessoa não consegue entender. 

É importante levar em consideração que ninguém está dentro da sua cabeça para conseguir adivinhar o que você estava pensando quando criou aquela peça. A menos que você já trabalhe a muito tempo com essa equipe e vocês já tenham essa conexão onde as pessoas se conhecem a bastante tempo a ponto de saberem os seus gostos e pensamentos. Mas por via das dúvidas, sempre capriche no detalhamento. 

Essa ficha precisará passar pela mão do responsável pelo molde, pela costura e pelo corte. Você pode escolher fazer uma ficha para cada um ou incluir todas essas informações na mesma ficha que irá passar de uma pessoa para a outra, seguindo a sequência correta. Já sabendo que você vai lidar com todos esses processos de confecção, é muito importante que você tenha conhecimento em todas as áreas, porque essa expertise é o que vai ser o seu diferencial e facilitar muito a sua comunicação com todas essas pessoas.  

Por exemplo, no caso da costureira é muito importante você sinalizar todas as costuras com tracinhos para que ela saiba quais acabamentos você deseja, e se for necessário puxe setas explicativas para ela entender exatamente o que você quis dizer. Preencha tudo, aponte qual é a composição do tecido e os aviamentos que vão ser colocados. Você já pode inclusive colocar todos os preços, até mesmo o valor a ser pago nessa costura. Dessa forma vai ser mais simples você precificar a sua peça no final desse processo, além de ficar tudo organizado junto com a sua modelagem e então se um dia você quiser repetir esse modelo, já terá noção de tudo. 

A ficha só vai para o processo de corte quando a peça piloto já estiver pronta. Assim o cortador consegue entender exatamente as partes que ele precisa cortar, a posição do fio e etc. Embora tudo isso esteja escrito no molde, em confecção é muito fácil de algum detalhe passar batido e em 1 minuto várias coisas darem errado, então aprenda a ser uma pessoa bem visual e que deixa tudo bem claro. Outro detalhe importante, é que você precisa por a grade que vai ser cortada, e caso tenha galão é necessário especificar o tamanho dele (2cm 3cm por exemplo).

Meu intuito com esse post é te mostrar a importância de caprichar no desenho técnico e nos demais detalhes, pois assim a sua modelista vai fazer um ótimo trabalho! Uma dica extra é até mesmo anexar fotos impressas de algum acabamento específico ou mandar uma peça junto que já tenha esses detalhes que você deseja.

Espero ter ajudado vocês, e quem quiser baixar a minha ficha técnica basta clicar AQUI. 

Um abraço e até a próxima!

»

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *