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Confecção Empreendedorismo Moda

Crie a sua marca, mesmo não sabendo fazer tudo.

Vem comigo, mana, que eu tenho um segredo pra te contar.

É, eu sei que tem horas que parece ser muito difícil começar e fazer as coisas acontecerem. A insegurança, a inexperiência e a falta de conhecimento podem estar te assombrando e te paralisando, fazendo com que seu sonho fique estagnado no mundo das ilusões. Calma, você não é a única a passar por isso, mas posso te dizer que é possível sair dessa condição. Vem comigo que eu tenho um segredo pra te contar.

No início, pra começar a sua marca, você não precisa saber fazer tudo, nem ter tudo ao mesmo tempo: comprar máquinas, saber costurar, saber fazer modelagem ou ser um grande desenhista profissional, isso é humanamente impossível. É normal a ansiedade de ver tudo acontecer, mas não é assim que as coisas funcionam (a menos que você tenha muito conhecimento, experiência e muito dinheiro). Então, não se desespere tentando dar um passo maior que as pernas ou achando que precisa estar com tudo redondo para começar.

E como que você pode começar? Eu sugiro que você comece por um plano de ação. Ele vai te ajudar a organizar suas ideias e a dar um passo de cada vez, tudo dentro das suas possibilidades. Nesse plano, você vai definir as etapas da criação da sua marca, bem como montar um cronograma de ações, que pode ser alterado ou adaptado conforme o desenvolvimento dessas etapas. Você precisa ter muito bem definido o que você quer, quais são os seus objetivos, metas e, claro, não podem faltar muita garra e força de vontade pra fazer todo o rolê acontecer, afinal, seu negócio depende totalmente de você, das suas iniciativas e execução de tarefas. 

Se você for uma pessoa mais da parte criativa, perfeito! Aproveite as habilidades que você tem a seu favor, mas entenda, você também precisará ser empreendedora (afinal, é o seu negócio), curiosa (sempre é tempo de adquirir novas habilidades e aprender, aliás, se você não gostar de adquirir conhecimento será difícil) e adaptável (nem sempre as coisas saem dentro do planejado, esteja preparada).

Pense na possibilidade de terceirizar atividades como modelagem, corte e costura, assim você vai ter mais tempos para cuidar de todo o resto que envolve ter uma marca e, tirando essa parte da produção, ainda sim é muita coisa, acredite. Ou simplesmente, terceirize as fases com as quais você não tem muita afinidade e que consomem muito do seu tempo, mas claro, sem deixar de acompanhar tudo, fique de olho.

São muitas etapas e sei que às vezes é desesperador, mas é por isso que eu repito: simplesmente comece! Vai ser difícil você aprender tudo que precisa num estalar de dedos, mais ainda, executar todas as etapas que envolvem o seu negócio.

Se você não é boa desenhista, pois bem, aprenda o básico e se esforce em explicar todos os detalhes da sua peça pra modelista, acrescentando explicações e imagens de acabamentos. Se você não sabe costurar ou não tem máquinas, terceirize essa parte, aliás, eu mesma nunca costurei nenhuma peça da Astele.

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